terça-feira, 23 de abril de 2013

Protesto termina em pancadaria em Mirassol

Dois jovens foram detidos
Polícia deu voz de prisão para dois manifestantes (Fotografias - Natália Campanholo)


Com gritos de “Judas”, nariz de palhaço e cartazes na mão, a população saiu às ruas nessa segunda-feira (22) para protestar contra o aumento do número de vereadores, aprovado na última sessão. Cerca de 200 pessoas ocuparam a frente da Câmara de Mirassol.
Dentro da Casa de Leis, cerca de 120 pessoas acompanharam as atividades, além dos que permaneceram do lado de fora devido à lotação máxima do prédio. Logo no início foi aprovada a ata da última sessão, que continha o projeto de emenda do aumento de 10 para 15 vereadores. A votação da ata era importante, pois se rejeitada, anularia o aumento de cadeiras.
De acordo com a Câmara de Mirassol, a ata precisava de seis votos para ser anulada, o que não aconteceu. Walmir Chaveiro, presidente da casa não pôde votar, pois de acordo com o regimento interno, a votação no requerimento era de maioria absoluta.
Dora de Oliveira (PT) entrou com requerimento para que a votação fosse anulada, mas o documento foi rejeitado, por quatro votos a seis. Os vereadores que rejeitaram a anulação da votação: Daniel Sotto (PMDB), Donegá Neto (PRB), Erlem Maciel (PTB) e Jorge Salgadeiro (PSB). A vereadora afirmou ainda que entrará com recurso novamente, dessa vez no Ministério público.
A sessão foi marcada por tumulto, do lado de dentro e de fora da Câmara. Dois manifestantes foram retirados do prédio durante a sessão. No fim da noite o protesto continuava. Os vereadores foram vaiados durante a saída do prédio do legislativo. A confusão foi generalizada quando Daniel Sotto e Donegá Neto deixaram o recinto. Manifestantes acompanharam os dois até o carro às vaias, o veículo dos vereadores foi acertado por ovos, o que gerou revolta no segurança particular Manoel Parreira (Policial Civil afastado), contratado pelos vereadores, que saiu de dentro do carro de Daniel Sotto agredindo um dos manifestantes. Os seguranças da Câmara de Mirassol também participaram da agressão.
No fim do confronto, a polícia deu voz de prisão para dois manifestantes, o que foi agredido e um colega, ação desaprovada pelas pessoas que estavam no local. De acordo com os policiais, o motivo da detenção foi desacato, agressão e dano ao patrimônio público, um deles só foi liberado após pagar fiança de mil reais. 
De acordo com o mirassolense Thiago Navarrete, o manifesto foi pacífico e mesmo assim houve represálias dos policiais. "Ficou bem retratada a situação de descaso com a população que em manifesto pacifico sofreu represália dos policiais que ao invés de nos proteger e controlar a situação de uma maneira pacífica, usaram da força mostrando o despreparo psicossocial com os cidadãos da cidade. Quanto a Lei orgânica só me resta um pensamento, revolta, com uma cidade praticamente sem leis, ainda querem mais 5 para a corja de vereadores desocupados que mal sabem ler uma ata de sessão ou falar a palavra "resolução". Pena é a palavra que tenho pra expressar meu sentimento com a cidade de Mirassol, que é onde nasci e fui criado. Pena também da população que se julga insatisfeita e nada faz para mudar a situação”, explica Thiago.

A estudante Aline Vieira, que também estava presente na manifestação, afirma que falta preparo dos vereadores. “A sessão foi uma vergonha e mostra que não temos pessoas preparadas nos representando, temos egoístas, que só estão olhando pra si mesmos. O que aconteceu lá fora, toda aquela violência desnecessária, foi uma falta de respeito com quem deveria ser protegido, que somos nós, o povo, que pagamos para isso”, fala Aline.


Entenda o caso
A Câmara de Mirassol aprovou o projeto de emenda de lei que aumenta o número de cadeiras no legislativo a partir das eleições de 2016. A primeira votação aconteceu à surdina, sem que a população fosse informada, o que gerou revolta nos munícipes. A Câmara chegou a divulgar que o projeto seria arquivado, porém, a emenda foi votada e aprovada no último dia 15. Para saber mais clique aqui.
Sessão na Câmara dos Vereadores foi marcada por protestos

120 pessoas acompanharam a Sessão dessa segunda-feira


Câmara de Vereadores

População acompanha a sessão

Manifestantes retirados do prédio da Câmara

Com nariz de palhaço e cartazes, manifestantes acompanharam
a sessão
População é contrária ao aumento de vereadores
População é contrária ao aumento de vereadores




Vereadores se esquivam de ovos, arremessados pela população
O Policial Civil afastado Manoel Parreira estava fazendo
a segurança dos vereadores partiu pra cima dos manifestantes



Um dos manifestantes foi detido, o motivo alegado pela polícia
foi desacato, agressão e dano ao patrimônio público
Policial aponta arma para os manifestantes
  

Após ordem de prisão, manifestantes se dirigiram para a frente
da Delegacia de Polícia


11 comentários:

  1. "Protesto termina em pancadaria" Texto sensacionalista,foto sensacionalista... As autoridades se excederam, não deveriam ter se portado de tal maneira.. nem cedido a pressão do protesto partindo então para ignorancia, mas com certeza esse jovem não foi retirado do ambiente sem um motivo justo, como por exemplo interferir no andamento do processo, prejudicando até o movimento ali protestante..esse texto mostra claramente a realidade dos fatos, a injustiça sendo cometida e a JUSTA insatisfação da população que deve sim sempre lutar pelos seus direitos e não se conformar com a injustiça, mas o texto é sensacionalista ao "condenar" entrelinhas a atitude das autoridades... está puxando sardinha! ..essa é minha critica ao texto.. não a atitude dos cidadãos .. não é assim que se faz noticia. já pode trabalhar na rede globo, só que a situação vai ser ao contrário né. "Protesto termina em pancadaria" Texto sensacionalista,foto sensacionalista... As autoridades se excederam, não deveriam ter se portado de tal maneira.. nem cedido a pressão do protesto partindo então para ignorancia, mas com certeza esse jovem não foi retirado do ambiente sem um motivo justo, como por exemplo interferir no andamento do processo, prejudicando até o movimento ali protestante..esse texto mostra claramente a realidade dos fatos, a injustiça sendo cometida e a JUSTA insatisfação da população que deve sim sempre lutar pelos seus direitos e não se conformar com a injustiça, mas o texto é sensacionalista ao "condenar" entrelinhas a atitude das autoridades... está puxando sardinha! ..essa é minha critica ao texto.. não a atitude dos cidadãos .. não é assim que se faz noticia. já pode trabalhar na rede globo, só que a situação vai ser ao contrário né.

    ResponderExcluir
  2. que vergonha , mais 5 vagabundos comendo em nossas custas , mais 5 filhos da puta

    ResponderExcluir
  3. que pouca vergonha,e esse bosta desse mane, ai é que gosta de se aparecer, ja ta afastado mas deveria ser espulço da corporaçao. esse cara nao vale nada. ainda vai quere da uma di bom pra cima dos inocentes.

    ResponderExcluir
  4. Olha aí senhores e senhoras mirassolenses, foi isso aí que voces elegeram. Isso é muito bom que aconteça. Quem compra votos nâo tem mesmo que dar satisfaçao a população. Agora temos uma cidade sem prefeito e sem camara por quatro anos. Não temos segurança, não temos saúde publica e nem boas escolas. Temos aí uma cidade abandonada. Vejam se aprendem a escolher melhor seus candidatos.

    ResponderExcluir
  5. O cara q fala que o mané é um bosta, nao é macho nem pra se identificar aqui. Assim fica facil falar q o cara é um bosta né. Entao, já q vc é fodao fala isso pessoalmente pra ele?

    ResponderExcluir
  6. Isso é bem feito pra essa cambada de eleitores mais sem vergonha que os vereadores que eles elegeram verem a mer... que colocaram lá... pena que a população inteira acabe pagando o pato por causa de uns poucos imbecis que votam nesses lixos...

    ResponderExcluir
  7. Mirassol esta enojando qualquer Mirassolense, a cidade não oferece nada alem de polemica e fofocas.

    Não tem saúde, educação esta ruim, lazer, Mirassol não tem nada.

    Já faz muito tempo que Mirassol não tem um prefeito que leve a cidade para frente, a cada ano que se passa a cidade fica destruída e endividada.

    Prefeito foi pedir votos na suas casa nos seus bairros na empresa na qual você trabalha mas levar ruas sem buraco ? uma escola nova ? um hospital ? um posto de saúde ? cuidar pelo menos da dengue ?

    Temos que começar a fazer protestos com mais frequências uma vez por semana pelo menos, cada dia em um local diferente, Força essa prefeitura e vereadores a fazer as coisas pela a cidade e sua população.

    VAMOS TIRAR ESSE VEREADORES E PREFEITO

    Eu apoio qualquer um que tenha vontade de mudar essa cidade, vamos fazer com que Mirassol volte a ser uma cidade!

    Marco.

    ResponderExcluir
  8. q pouca vergonha e essa desses vagabundos

    ResponderExcluir
  9. adorei ver os povos pedregando a camera de mirassol. enquanto os vereadores estava tomando agua mineral coca . e tirando dinhero dos inocentes canbada de forgados policial agride inocentes en quando os traficantes fica solto e a policia nao faz nada canbada de vagabundo ten q se ferra mesmo

    ResponderExcluir
  10. Ta certo o policial da primeira foto apontar uma arma para um grupo de pessoas? ali me pareceu despreparo

    ResponderExcluir