sábado, 8 de setembro de 2012

Parabéns Mirassol pelos seus 102 anos

Ilustração que representa momento em que Mirassol é fundada


“Uma cruz foi o marco sagrado,
Sublimando a paisagem de outrora.
Mirassol, teu honroso passado,
Enaltece tua gente de agora...”
- Hino de Mirassol

Mirassol completa hoje mais um ano de existência, nesse mesmo dia 8 de setembro, em 1910, dava-se início a história de uma das mais belas cidades de toda a região, que temos o prazer de recontar agora:

Fundada em 8 de setembro de 1910 pelos mineiros Joaquim da Costa Penha  (Capitão Neves) e seu amigo Victor Cândido de Souza, nasceu “São Pedro da Mata Uma”, o nome se deve ao padroeiro escolhido para proteger Mirassol, São Pedro. A cidade teve seu nome alterado para o atual em 1912, e apenas em 27 de novembro de 1919, foi elevada a distrito e estabelecida como município apenas em 23 de dezembro de 1924, desmembrando-se de Rio Preto.

Não se sabe ao certo o porquê da mudança do nome, mas é de conhecimento popular que o atual nome está relacionado à grande quantidade de girassóis encontrados no local na época, porém, fontes oficiais afirmam que o nome se deve ao fato de que o centro de Mirassol fica localizado em um dos pontos mais altos da região, onde se pode vislumbrar um belo nascer e pôr do sol. Mas, a versão mais aceita é a seguinte:

“Passava certa feita o fundador a cavalo pelo Largo da Capelinha, onde se cultivavam roças de arroz, quando um dos enxadeiros chamou-lhe a atenção para a existência, no local, de uma touceira de plantas esguias, de cerca de dois metros de altura, e no topo das quais desabrochavam grandes flores redondas, de cor amarelo-ouro. O passante, ao divisar as flores, exclamou:- É girassol…”.

A cidade passou por décadas de desenvolvimento, com inúmeros prefeitos popularmente respeitados, como Dr. Anísio José Moreira, Jezualdo D’Oliveira, José Maria de Campos Maia e vários outros.

Mirassol sempre contou com pontos turísticos muito reconhecidos por toda a região:

Grota de Mirassol: Uma grota localizada próxima ao centro da cidade, com área de cinco alqueires de mata localizada em terreno côncavo. Está no centro de uma depressão a 70 metros abaixo do nível da cidade. Possui pequenas fontes.

Museu Municipal de Mirassol “Jezualdo D’Oliveira”: Instalado em prédio próprio, construído em parceria entre a Prefeitura Municipal e Sociedade Cultural mirassolense. Um dos primeiros instalados no Estado, fundado em 1945, tem em seu acervo material trazido pelos pracinhas que lutaram na 2ª Guerra Mundial e da Revolução Constitucionalista de 1932. O fundador foi Jezualdo D’Oliveira.

Casa da Cultura de Mirassol: Uma das obras arquitetônicas mais bonitas do Município. Atualmente o espaço encontra-se fechado.

Mirassol hoje também é conhecida em todo o Estado de São Paulo por ter sua equipe de futebol profissional disputando a primeira divisão do campeonato estadual. Mirassol está há seis anos na elite do futebol paulista e trouxe equipes de nome para disputar jogos em sua casa, no “Maião”; como Palmeiras, Santos, Corinthians e São Paulo, além da Portuguesa, Ponte Preta e Guarani que também já disputaram jogos aqui em Mirassol.

Mirassol completa 102 anos hoje, e foram 102 anos de muita história, é claro que não vamos conseguir fazer um resumo de tudo que já aconteceu aqui, seriam necessárias páginas e mais páginas. A nossa proposta é de apenas resgatar o orgulho e o prazer de ser mirassolense, assim com nós e fazer a nossa singela e simples homenagem:

“Parabéns Mirassol! 102 anos de orgulho para todos os mirassolenses, 102 anos de história muito bem contada, 102 anos de muita garra e muita luta, 102 anos fazendo e trazendo a felicidade de todos aqueles que acreditam, confiam e depositam aqui todas as suas esperanças e que têm a certeza de que cada vez mais a nossa cidade será um lugar mais agradável e respeitável para se viver. Obrigado!” – Equipe Mirassol Conectada.

Fonte: Prefeitura de Mirassol, IBGE, Wikipédia e achetudoeregiao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário