sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Conheça a história de Tufi Madi

Tufi Madi
As vésperas do centenário de Tufi Madi, ex-prefeito da cidade de Mirassol, a equipe do MC preparou uma matéria especial contando um pouco da história desse grande homem que foi muito importante e contribuiu muito para o desenvolvimento de nossa cidade. Confira:


Tufi Madi nasceu em 30 de outubro de 1912, na cidade de Olímpia. Filho de imigrantes libaneses, ele teve que aprender desde cedo a não se curvar às adversidades da vida, que não foi fácil para ele.

A quebra da bolsa de Nova York em 1929 afetou a vida de muitos brasileiros, inclusive a de Tufi, que se viu obrigado a deixar os estudos muito cedo e procurar uma maneira de sustentar-se. Desenvolveu várias atividades, chegando vender picolés na rua, produzido pela própria família.  Esse foi, talvez, o fator mais importante em sua formação. Aprendeu, na prática, como a população de sua cidade sofria para garantir a sobrevivência.

Os fatos que marcaram sua juventude o acompanharam no âmbito de sua vida privada e pública. A privação da escolarização formal não significou desinteresse pelo conhecimento, pelo contrário, foi autodidata. Conhecedor da importância dos estudos, tanto incentivou seus filhos a estudar, quanto cedia seu veículo particular para buscar os alunos residentes em Ruilândia, quando faltava o transporte do público.

Entre os anos de 1948 e 1955, Tufi foi eleito duas vezes para o cargo de vereador. Foi eleito vice-prefeito na gestão de José Maria de Campos Maia, para a legislatura de 1956/1959. Concorreu, sem sucesso, ao cargo de prefeito por duas vezes antes de obter êxito. Sua gestão 1969/1972, apesar da oposição ferrenha, realizada por alguns membros da edilidade, foi marcada por muita luta e dedicação que acabou se traduzindo na ampliação da distribuição de água, na transformação da Gruta em centro turístico do Estado de São Paulo, ampliação do cemitério, calçamento de ruas, melhorias na iluminação, criação do distrito industrial e conclusão das obras do paço municipal.

Também realizou obras complementares no Ginásio Industrial “Genaro Domarco”, batalhou para criar novas turmas de jardim de infância e para a criação de espaços para o curso Pluricurricular no Instituto de Educação “Anísio J. Moreira”, até que depois de muito empenho criou a Fundação Educacional Mirassolense, que além de encampar a Escola Técnica de Comércio, tinha como objetivo criar a Escola Superior de Educação Física.

Tufi foi homem de intensa atividade social. Foi sócio fundador da Associação Paulista dos Municípios, Presidente da Associação Cooperativa Banco Agrícola de Mirassol, Presidente da Comissão de Obras da Vila Vicentina, Presidente do Tupã Clube, sócio fundador e Presidente, por duas vezes, do Lions Clube.

Sua vida íntima foi o poema de um casamento apaixonado com Carmen Ismael Madi, esposa com quem teve sete filhos, todos orgulhosos do pai que tiveram. Tufi deixou o mundo aos 68 anos de idade, no dia 21 de abril de 1981.
Família reunida na Bodas de Prata de Tufi e Carmen Madi
O Departamento de Cultura de Mirassol junto ao Museu Jezualdo D'Oliveira preparou uma exposição especial na escola Tufi Madi em Mirassol sobre o ex-prefeito, com atividades e fotos históricas, vale a pena dar uma passada e conferir.

Fonte: Família Madi

Nenhum comentário:

Postar um comentário