quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Uma Sociedade Alternativa?

imagem: divulgação

Seria possível nós, seres humanos, vivermos em uma sociedade totalmente alternativa àquela que conhecemos hoje? Seria possível viver em comunidades longe de tecnologias, poluição, shoppings, banheiro com água encanada e etc? Pode parecer estranho, diferente, mas não é totalmente impossível! Um grupo de Gregos está buscando relações sociais bem distintas das que estamos acostumados a vivenciar.
A comunidade Free and Real (Livre e Real) foi fundada há dois anos na paradisíaca Ilha de Evia, na Grécia, por quatro jovens de Atenas. Atualmente ela conta com dez moradores e muitas pessoas passam parte do ano no lugar.
Os moradores da pequena comunidade não tem acesso à rede de eletricidade grega, comem apenas o que produzem no local e não mais do que necessitam, o excedente de produção é trocado no vilarejo mais próximo por outros produtos, eles moram em cabanas comunitárias, construídas por eles mesmos.
Nos últimos meses, com a crise grega cada vez mais grave, o estilo de vida dos novos filhos de Atenas vem atraindo mais e mais interessados. Com o esvaziamento das cidades rumo ao campo, a Free and Real está sendo muito procurada por pessoas em busca de conselhos sobre técnicas de vida sustentável e de agricultura.
Um dos fundadores do movimento, Webdesigner Apostolos Sianos, afirma que abriu mão do emprego e de comodidades da sociedade moderna. "A crise financeira grega está dando uma enorme oportunidade às pessoas para verem que o sistema em que vivem não está funcionando, então podem começar a procurar alternativas", afirmou Sianos.
imagem: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário