sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Transito caótico: frota de veículos no município aumenta 95%


Em Mirassol o número de veículos praticamente dobrou nos últimos oito anos...

Cruzamento da Rua Rui Barbosa com a 13 de Maio

O trânsito em Mirassol vem se tornando cada vez mais preocupante para os moradores da cidade. Pontos e cruzamentos estão ficando cada vez mais congestionados, assim como o número de acidentes vem se tornando cada vez mais frequentes.

A frota de veículos no município cresceu espantosamente nos últimos oito anos, é o que revela os dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que divulga anualmente uma estimativa da frota de automóveis de cada cidade do Brasil. Segundo os dados, entre os anos 2004 e 2012 o número de veículos em Mirassol praticamente dobrou, eram cerca de 16.600 veículos em 2004, chegando à marca de 32.400 esse ano (2012), o que representa um aumento de 95,2%.

A nossa vizinha, São José do Rio Preto, teve um aumento de 79,5%, no mesmo período, um valor muito abaixo comparado a nossa cidade. Se considerarmos que Mirassol chegou a 55 mil habitantes, então temos a marca de 1,69 habitantes por veículo na cidade.

A frota de carros, que em 2004 era de 10.628 chegou a 18.067, puxando uma alta de mais de 70%; os caminhões, muito utilizados no transporte de mercadorias produzidas pela indústria local teve um aumento mais modesto, de 823 em 2004, chegou a 1.177, representando 43% mais caminhões rodando pela cidade.

As motocicletas, um dos meios de transporte mais rápidos e econômicos, teve o maior aumento entre as três categorias, em 2004 eram 2.777 motos circulando pela cidade, hoje existem 7.584 unidades, o aumento, de quase 173%, se deu provavelmente por conta das grandes linhas de crédito fornecidas pelas financiadoras nos últimos anos.

Confira a tabela com a progressão ano após ano desde 2004:

Ano referente ao mês de junho
FROTA TOTAL
CARROS
MOTOS
CAMINHÕES
2004
16.601
10.628
2.777
823
2005
17.273
10.968
3.003
832
2006
19.451
11.844
3.895
863
2007
21.150
12.464
4.712
888
2008
23.004
13.202
5.449
930
2009
24.883
14.117
5.967
966
2010
27.105
15.346
6.478
1.022
2011
29.806
16.706
7.044
1.099
2012
32.406
18.067
7.584
1.177
Não constamos na tabela, a quantidade referente a outros veículos como ônibus, caminhonetes e outros
Fonte: Denatran

Diante desse aumento o resultado é de filas e mais filas de carros. Vários pontos da cidade estão sofrendo constantemente com congestionamentos em horários de pico. O cruzamento da Rua Treze de Maio com a Rui Barbosa (famoso cruzamento da Inter) é um deles, a fila de veículos chega a 350 metros no sentido Avenida José Emigdio de Faria – Treze de Maio, quando o trem está passando a lentidão do transito é ainda maior. 


Quando o trem está passando, fila de carros e motos se formam aguardando a liberação da passagem

O viaduto que liga os bairros Navarrete com o São Francisco, Beija-Flor e Alvorada também comporta um grande fluxo de automóveis, a passagem é responsável por interligar direta e indiretamente cerca de 10 bairros. O viaduto, que foi construído há muito tempo, tem espaço apenas para passar dois carros, colocando em risco os pedestres que precisam utilizar o local.

Na entrada principal da cidade (trevo próximo à Constru-sol), no período da manhã e no final da tarde o fluxo de veículos é intenso, nos pontos centrais, como ao redor da Praça da Matriz, o período mais movimentado é durante o horário do almoço, onde os motoristas disputam vagas para estacionar.

Um dos fatores que contribuem também para o congestionamento na cidade são as malhas ferroviárias que dividem a cidade ao meio. Existem apenas três passagens de nível em todo o percurso e um viaduto, uma alternativa viável seria conseguir autorização para a construção de mais passagens e novas vias interligando bairros.
Carros e pedestres disputam espaço no cruzamento
A fila de carros atinge mais de 300 metros de lentidão
Fila de carros na Rua Rui Barbosa
Fila de carros em direção ao cruzamento Rui Barbosa com 13 de Maio

2 comentários:

  1. Este cruzamento da Inter já passou da hora da instalação de um semáforo.

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  2. a solucao e uma passagem de nivel s bernardo coab1 a unica saida pu entao um pontilhao

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