quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Praça Matriz: O Cartão Postal de Mirassol

Igreja São Pedro - Praça Matriz
A equipe do Mirassol Conectada lançou uma enquete para saber a opinião dos mirassolenses sobre qual o ponto da cidade considerado nosso principal cartão postal. Entre as alternativas estavam: A Praça Matriz, a Casa de Cultura, o Estádio "Maião", a Grota e o Museu Jezualdo Oliveira. Tivemos 59 votos no total em sete dias de votação e o cartão postal de Mirassol escolhido pela própria população foi a Praça Matriz (33% dos votos), deixando para trás pontos turísticos como a Grota (30%) e a Casa de Cultura (22%).


Confira o resultado final:

Praça Matriz: 20 votos (33%)
Grota: 18 votos (30%)
Casa de Cultura: 13 votos (22%)
Estádio Maião: 7 votos (11%)
Museu Jezualdo Oliveira: 1 voto (1%)

A Praça Matriz de Mirassol, onde encontra-se a Igreja de São Pedro é dos principais marcos na história da cidade. Foi naquele ponto que foi erguida a cruz que marcou a fundação de São Pedro da Mata Una, mais tarde se tornando Mirassol. Confira trecho da história de Mirassol retirada do site oficial da Prefeitura:

Maio 1930 - Colocação da cruz

 “O surgimento de cidades acontecia como necessidade imperiosa de quebrar o isolamento. Um proprietário buscava consorciar-se aos proprietários vizinhos; cada um oferecia alguns alqueires na confluência de seus territórios, formando ali um descampado, espécie de campo neutro. Sem dono, mas de todos. Nesse espaço fincava-se uma cruz, erguia-se uma pequena capela e, quando a folhinha apontava o fim de semana, ao invés de uma família visitar a outra em sua residência, o encontro de três, quatro ou mais famílias acontecia neste campo comum, o que encurtava distâncias e aumentava o número de pessoas envolvidas.
Namoros e depois casamentos aconteciam entre os filhos que se conheciam nessas reuniões. O novo casal quase sempre ganhava um terreno na confluência das propriedades; construía ali sua casa, iniciando uma vila ou patrimônio, conforme a fala dos antigos. Uma casa, um boteco, um comércio...". Foi assim o nascimento de Mirassol, que começou com uma cruz fincada onde é hoje a Praça da Matriz, num encontro promovido por seus fundadores, Joaquim da Costa Penha (o Capitão Neves) e Vitor Cândido de Souza."


Parabéns a todos os mirassolenses por escolherem como cartão postal da cidade um dos pontos mais bonitos de toda a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário