segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Plano de recuperação do Córrego Fartura é concluído

Córrego "fartura"

O estudo e projeto de revitalização do Córrego “Fartura” foi concluído pela Prefeitura de Mirassol. O documento estabelece diretrizes para controle e combate à erosão e recomposição vegetal na microbacia do córrego, dimensionados para o período de retorno de 100 anos. Com esse estudo em mãos, o município estará apto a receber recursos para a implantação dessas diretrizes. De acordo com a Assessoria de Meio Ambiente da Prefeitura, os recursos podem chegar à ordem de R$ 4.095.773,82.
Segundo Omar Scrivanti, Assessor de Meio Ambiente, a preservação ambiental não é feita apenas através de plantio de árvores, é preciso um conjunto de ações conforme proposto, senão essas árvores seriam rapidamente consumidas por processos erosivos.
“Esse estudo tem por premissa corrigir e direcionar o desenvolvimento sustentável nesta bacia, muito instável devido à sua origem. Foram criadas diretrizes de ocupação do solo de forma correta, olhando para um futuro sem erosões que avancem sobre as casas.”, explica Omar.
A nascente do Córrego fartura é localizada no bairro São José, em Mirassol, ele está inserido na Bacia Hidrográfica do Tietê Batalha. Omar acrescenta que existe dentro do plano de trabalho da Assessoria de Meio Ambiente a elaboração de projetos para as demais bacias do município, como Fundão e Piedade. Para os estudos, foram considerados a pedologia, uso e ocupação do solo, geomorfologia, clima, relevo e hidrologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário