terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mirassol cria Plano de Manejo para lixo sólido

Município e empresa ambiental Plantae iniciaram nesta semana a criação de Plano de Manejo de Resíduos Sólidos de Mirassol...
Reunião - Plano de Manejo de Resíduos Sólidos 
A Prefeitura de Mirassol está traçando metas para criar o Plano de Manejo de Resíduos Sólidos da cidade. Isso porque, a partir de agora, os municípios brasileiros que não apresentarem um Plano de Manejo de Resíduos Sólidos não receberão mais recursos do Governo Federal.

A medida foi tomada com o intuito de forçar os governos locais a definir e nortear o descarte de lixo das cidades, durante os próximos 20 anos e, assim, banir de vez a existência de lixões e aterros contralados. Dados mostram que, de 488 municípios, apenas 10 por cento apresentaram o documento.
Em Mirassol, o projeto está sendo desenvolvido em convênio com a empresa Plantae Consultoria Ambiental, que apresentou na última semana o plano piloto do levantamento extenso que será feito sobre o lixo produzido pela cidade e qual a melhor destinação para todos os tipos de resíduos sólidos.
“O primeiro passo será o levantamento do cenário da cidade, que incluirá, principalmente, a população. Serão os moradores que irão dizer o que pensam, o que esperam e o que se dispõem a fazer com o lixo produzido aqui. É a partir dessa expectativa e da disponibilidade das pessoas que criaremos o primeiro relatório”, conta a Consultora Ambiental, Kátia Penteado.
Primeiros passos
Assessores e diretores da Prefeitura de Mirassol participaram da primeira reunião com a empresa Plantae para explanar os passos iniciais do projeto, que, além da população, terá o apoio dos funcionários do Município. O encontro aconteceu no Barracão da Grota, reformado recentemente pela Prefeitura, que, além de abrigar o Centro de Educação Ambiental e o Museu de História Natural de Mirassol, passará a ser utilizado como espaço para reuniões.
A Plantae deve entregar até o final desse ano o Plano de Gerenciamento Integrado, mostrando os primeiros resultados do levantamento a ser realizado, a partir de agora, em Mirassol. 
“Nós temos até 2014 para entregar o primeiro relatório, o que chamamos de primeira “cria”, brinca Kátia. Ainda segundo ela, esse relatório irá mostrar como Mirassol passará a mandar um menor volume de lixo para o Aterro Municipal.
Para Omar Scrivantti, Assessor de Meio Ambiente, a criação do Plano é a forma inteligente e necessária que o Município está traçando para a destinação de seu lixo, que deve ser reduzido em 20 por cento até 2014.
“A ideia é reciclar, promover a cidadania entre todos, afinal, o lixo, seja ele qual for, é responsabilidade de todos nós; de quem fabrica, distribui e consome o produto, até que se torne lixo”, afirma o Assessor de Meio Ambiente, Omar Scrivanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário