sábado, 4 de agosto de 2012

Maconha é uma das drogas mais apreendidas no Brasil, mas e o número de usuários é proporcional?

Imagem: divulgação google
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) aponta que cerca de 1,5 milhão de brasileiros usam maconha todos os dias, o que representa aproximadamente 1,5% de toda a população adulta do país. Outros dados da pesquisa mostram também que 7% dos adultos já usaram maconha ao menos uma vez na vida e 3% da população fez uso no ultimo ano.
A pesquisa foi feita com mais de 4.600 pessoas em quase 150 municípios do país e indica que a maioria dos brasileiros que já usaram (62%), experimentou a erva antes dos 18 anos e 37% dos usuários são considerados dependentes.

Quando se fala do mundo dos adolescentes, os resultados são próximos: 4% consumiram maconha pelo menos uma vez na vida e 3% no ultimo ano; desses jovens 17% conseguiram maconha nas escolas.

Outro dado interessante também é que em 2006 tínhamos um jovem pra cada adulto usuário de maconha, e hoje, temos 1,4 jovens pra cada adulto usuário.

Apesar dos dados serem preocupantes e talvez até uma surpresa, o Brasil está longe de ser um dos países com maiores índices de consumo de Cannabis Sativa. Estamos em 17º no ranking, os três primeiros colocados são Canadá (44% de uso no decorrer da vida e 14% no ultimo ano), Nova Zelândia (42% e 13%, respectivamente) e Estados Unidos (41% e 10%). O Brasil (7% e 3%) tem um dos maiores volumes de maconha apreendidos no mundo e mesmo assim figura bem longe dos primeiros colocados, comparando proporcionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário