domingo, 19 de agosto de 2012

"Diga Xis"

Imagem: divulgação
No Dia Mundial da Fotografia (19.08), a equipe do Mirassol Conectada criou, um quadro semanal. Resgatando fatos históricos que influenciaram gerações através de um clique, vamos apresentar fotografias ao leitor e contar os segredos que existem por trás de cada imagem, conhecidas mundialmente ou não. Diga “xis”:

Thomas Shipp e Abram Smith

Tão chocante quanto o motivo das mortes é essa imagem registrada em 1930. No Estado de Indiana, EUA, o registro foi feito após o linchamento de dois jovens negros, Thomas Shipp e Abram Smith, acusados de estuprar uma garota branca.

Vítimas da crueldade do racismo, eles foram enforcados diante de milhares de pessoas que, pela imagem, não demonstram nem um pouco de indignação ou revolta. Tempos depois, soube-se que a mulher desmentiu a acusação de estupro, "causa" da morte desses jovens.

Quando Abel Meeropol, escritor e compositor americano,  viu esta fotografia, indignado com a imagem, escreveu um poema intitulado “Strange Fruit” (Fruto Estranho), comparando os mortos com frutos nas árvores. Depois de escrevê-lo, Abel ofereceu o poema a Billie Holiday para que a cantora desse vida a obra. O resultado é melancolicamente belo.

Ouça a canção e confira o triste poema: 


Fruta Estranha

Árvores do sul produzem uma fruta estranha,
Sangue nas folhas e sangue nas raízes,
Corpos negros balançando na brisa do sul,
Frutas estranhas penduradas nos álamos.

Cena pastoril do valente sul,
Os olhos inchados e a boca torcida,
Perfume de magnólias, doce e fresca,
Então o repentino cheiro de carne queimando.

Aqui está a fruta para os corvos arrancarem,
Para a chuva recolher, para o vento sugar,
Par o sol apodrecer, para as árvores derrubarem,
Aqui está a estranha e amarga colheita.
Matéria: Natália Campanholo 

Um comentário:

  1. O seriado cold case, teve um epsodio similar.
    Vemos a evolução moral da sociedade atraves do indignamento moral da massa, tempos remotos arena leoes matança humana, era divertimento, comum tal qual ainda existe as touradas cruamente cruel, e tantos que ainda alimentam se dos nossos irmaos animais tidos como irracionais. chegara o dia em que a massa ha de se indignar tb.

    ResponderExcluir